sábado, 10 de novembro de 2007

CONVENIENTE FURTO NA LOJA DE CONVENIÊNCIA (Samuel Rangel)

Lá vamos nós novamente.

Você depois de muito esforço, suando os fundilhos das calças, conseguiu montar uma pequena loja de conveniências.

E esta lá, atendendo no caixa, valorizando cada bala Sete Belo que você vende. Contado os Dadinhos de amendoim que não andam saindo muito bem. Vibrando a cada Coca-Cola. Então, você que é organizado, começa a perceber que estão sumindo alguns pacotes de salgadinho. Você começa a desconfiar da mocinha da limpeza. Ela anda mais gordinha, e você até se lembra de tê-la flagrado em atitudes suspeitas uma vez atrás da porta do banheiro. Então você arma o flagrante.

Um belo dia, só você e ela na loja. Ao final do dia, dois pacotes a menos do maldito salgadinho. Você, acreditando ter descoberto teu lado Sherlock Holmes. No fechamento do caixa, você despede a meliante, ameaça chamar a polícia, e faz com que ela pague pelos 33 pacotes de Baconzitos que sumiram no último mês.

Você até acharia isso normal, mas você está sendo imensamente injusto.

Na escócia, depois de cansar de se molhar no mar frio para pescar míseros peixinhos sem sal, uma gaivota desenvolveu o hábito de entrar sorrateiramente em uma loja, dar aquela olhadinha para o atendente, e surrupiar pacotes de salgadinho. Então você pensa que eu estou tomando muito leite mineiro, ou mesmo gaúcho. Mas é a pura realidade.

A pretensa deputada gaivota (que agora tem projeção na internet), iniciante nas artes da sacanagem, espera o atendente se distrair, entra na loja e agarra um pacotinho de salgado. Lá fora, o pacote é rasgado e ela divide com os outros pássaros. Sim, uma versão alada e penada do fanfarrão da floresta de Sherwood, o bondoso desordeiro Robin Wood. Essa história começou no início do mês de julho, em Aberdeen, Escócia. Desde então, ela é uma frequentadora assídua do estabelecimento comercial. Sempre pega o mesmo tipo de salgadinho, e chama as amiguinhas para uma fuzarca.

Pode?

E a gente fala mal do Brasil.

Falando de Brasil, dizem as más línguas que alguns operadores de mensalão, estudam a possibilidade do bichinho entrar em banco e carregar maletas. A idéia está sendo discutida por Marcos Valério (sem penas, sem pena e sem cabelo) e sua trupe de comediantes pervertidos. Mas até agora, não trouxeram o animal para as terras brasileiras por não concordarem com o hábito do animal de dividir o que "vai buscar" com aqueles que têm fome.

Ta duvidando?

Da uma olhada.

A NOTÍCIA:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/07/070720_gaivotaladrao_mp.shtml

O VÍDEO
http://www.youtube.com/watch?v=EvCdzWP4N5Q

Ah.

Você queria ver o vídeo do Marcos Valério.

Desculpe, pois não temos este ainda.

Mas quando tivermos ...

Entenda porque você não tem segurança (Tarcísio Andréas Jansen) email recebido em 10 de novembro de 2007

Entenda porque você não tem segurança
Tarcísio Andréas Jansen -
Delegado da Divisão Anti-Sequestro RJ

Como Delegado de Polícia do Rio de Janeiro é meu dever moral e jurídico esclarecer ao povo carioca os motivos pelos quais enfrentamos este caos na Segurança Pública.
Em primeiro lugar, fique você sabendo que a nossa legislação permite que qualquer pessoa, independentemente de sua qualificação profissional, assuma o cargo de Secretário de Segurança Pública. Isto significa que a Polícia Militar e Civil está sob a direção de pessoas que nem sempre tem qualquer conhecimento jurídico e operacional para exercer sua função pública.
Isto significa também que o Governador eleito pelo povo indica o Comandante da Polícia Militar e o Chefe de Polícia Civil, que podem ser demitidos a qualquer momento, estes por sua vez indicam os comandantes de cada Batalhão e os Delegados Titulares de cada Delegacia, que por sua vez são também afastados de seus cargos sem qualquer motivo.
Digo, portanto, que a Polícia Civil é absolutamente política e serve aos interesses políticos dos que foram eleitos pelo povo. Quando os afastamentos de Delegados são políticose não motivados por sua competência jurídica e operacional o resultado é a total falta de profissionalismo no exercício da função. Este é o primeiro indício de como nossa Lei trata a Polícia. Se a polícia é política quem investiga os políticos???
Você sabia que o papel da Polícia Militar é exclusivamente o patrulhamento ostensivo das nossas ruas? E por isso é a Polícia que anda fardada e caracterizada e deve mostrar sua presença ostensiva, nos dando a sensação de segurança. Você sabia que o papel da Polícia Civil é investigar os crimes ocorridos, colhendo todos os elementos de autoria e materialidade e que o destinatário desta investigação é o Promotor de Justiça que por sua vez os levará ao Juiz de Direito que os julgará absolvendo ou condenando?
Então por que nossos governadores compram viaturas caracterizadas para sua polícia investigativa?? Então por que mandam a polícia civil patrulhar as ruas e não, investigar crimes?? Parece piada de português de muito mau gosto, mas é a mais pura e cristalina realidade. Você sabia que o Poder Judiciário e o Ministério Público são independentes da política e a Polícia Civil absolutamente dependente?? Assim, a Polícia Civil é uma das bases que sustenta todo o nosso sistema criminal juntamente com o Judiciário e o Ministério Público. Se o Delegado de Polícia tem esta tamanha importância, por que são administrativamente subordinados à Secretaria de Segurança e a Governadores que são Políticos??
Porque ter o comando administrativo da Polícia Civil de alguma forma serve aos seus próprios objetivos políticos, que passam muito longe dos objetivos jurídicos e de Segurança Pública.
Assim, quero dizer que se o controle da Polícia Civil está na mão da política, isto é, do poder executivo, tais políticos controlam um dos tripés do sistema criminal, o que gera prejuízos tremendos e muita impunidade.
Não é preciso ser inteligente para saber que sem independência não se investiga livremente, é por isso que os americanos criam agências de investigação independentes para fomentar sua investigação criminal.
Em segundo lugar fique você sabendo que o policial civil e militar ganham um salário famélico. Você arriscaria sua vida por um salário de fome?? Que tipo de qualidade e competência tem estes policiais?? Se a Segurança Pública é tão importante por que não pagamos aos nossos policiais salários dignos tais quais são os dos Agentes Federais?? Se o Governo não tem dinheiro para remunerar bem quem é importante para nós para que teria dinheiro?? Em minha opinião, há três tipos de policiais: os que estão absolutamente corrompidos; os que oscilam entre a honestidade e a corrupção e os que são honestos, trabalham em no mínimo três bicos ou estudam para sair da polícia de cabeça erguida.
Qual destas categorias você gostou mais??
Parece que com estes salários nossos governantes há tempos fomentam a existência da primeira e da segunda categorias. É isto que você quer para a sua cidade?? Mas é isso que nós temos, é a realidade mais pura e cristalina.
O que vejo hoje são procedimentos paliativos de segurança pública destinados à mídia e com fins eleitoreiros, pois são elaborados por políticos.
Mas então o que fazer?? Devemos adotar uma política de Segurança a longo prazo. A legislação deve conferir independência funcional e financeira à Polícia Civil com seu Chefe eleito por lista tríplice como é no Judiciário e no Ministério Público. A Polícia Civil deve ser duramente fiscalizada pelo Ministério Público que deverá também formar uma forte Corregedoria.
Os salários dos policiais deverão ser imediatamente triplicados e organizado um sério plano de carreira. Digo sempre que se a população soubesse da importância do salário para quem exerce a função policial haveria greve geral para remunerar melhor a polícia. Mas a quem interessa que o policial ali da esquina ganhe muito bem?? Será que ele vai aceitar aquele cafezinho para não me multar ou para soltar meu filho surpreendido com drogas??? Será que não é por isso também que não temos segurança??? Fiquem todos sabendo que se o policial receber um salário digno não mais haverá escalas de plantão e conseqüentemente não haverá espaço físico para que todos trabalhem todo dia, como deve ser. Fiquem sabendo que a indústria da segurança privada se tornará pública, como deve ser. Fiquem sabendo também que quem vai ao jornal defendendo legalização de emprego privado para policiais não deseja segurança pública e sim segurança para quem pode pagar.
Desafio a comunidade social e jurídica a escrever sobre estes temas e procurar uma política de segurança realmente séria e não hipócrita como é a que estamos assistindo Brasil afora.
AUTORIZO A PUBLICAÇÃO IRRESTRITA DESTE TEXTO

ENCANTOS DOS CANTOS DA BAHIA (Samuel Rangel)




Conforme eu havia realatado, estive com a Companhia Cena Hum em uma turnê pela regiaõ de Porto Seguro, na Bahia, atuando na peça Encantos dos Cantos. Essa nossa viagem parece não ter sido marcante apenas para o elenco, mas parece ter deixado bons frutos essa nossa visita.

É oportuno registrar que a peça foi premiada no Festival de Araucária como “MELHOR TEXTO ORIGINAL” e “MELHOR SONOPLASTIA”. Agradeço demais ao elenco, à direção e à Cena Hum, a oportunidade de participar deste trabalho, que agora será apresentado no V FESTIVAL DE TEATRO DE CAMPO LARGO.

No site da empresa patrocinadora, encontramos o seguinte comentário.

______________________


http://www.veracel.com.br/web/pt/outros/noticias0089.html

Peça de teatro comemora Semana das Crianças nas comunidades

O mês das Crianças foi marcado por diversão, cultura e entretenimento para os moradores das cidades do entorno da Veracel Celulose. Para comemorar a data a empresa ofereceu as comunidades onde atua o belo espetáculo teatral "Encanto dos Cantos". A peça foi encenada em locais públicos dos municípios de Belmonte, Barrolândia, Ponto Central, Itapebi, Itagimirim, Eunápolis e Porto Seguro, durante os dias 9 e 12 de outubro.

O evento, chamado de "Teatro com Pipoca", reuniu adultos e crianças e proporcionou uma verdadeira viagem pela cultura brasileira. Encenada pela Cia. de Teatro Cena Hum e dirigida por Humberto Gomes, a peça apresenta lendas e contos de todas as regiões do País.

Muitas crianças estavam assistindo a uma peça teatral pela primeira vez, o que emocionou o diretor do espetáculo. "Fiquei feliz ao ver o quanto as crianças gostaram. As professoras que acompanhavam os alunos tomaram nota para repassar em sala de aula", contou Humberto Gomes.

A professora de educação infantil de Belmonte, Valdirene de Jesus, adorou o presente. "A Veracel acertou em cheio, pois precisamos achar novas formas de atrair e ensinar as crianças. Cultura é muito bom, e os artistas não imaginam o bem que fizeram para as crianças".

O funcionário de uma escola em Belmonte, Cleide Silva Mattos, concorda com a professora. "As crianças estavam precisando, temos de ocupá-las com cultura. Nossas escolas nem sempre têm chances de diversão com qualidade", completou.

Magia

Para as crianças, a peça foi mais que um presente, foi o início de uma relação com a arte. "Gostei muito, foi tudo muito bom! Nos divertimos com as histórias e a música foi bem legal. Eu achei muito diferente", contou o estudante de Belmonte, Bruno Santiago, 10 anos.
O encantamento também tomou conta de Miquéli Costa Santana, 6 anos, que foi conquistada pelo teatro. "Gostei da peça por tudo! Nunca tinha visto, achei bonito", disse a aluna enquanto abraçava uma das atrizes.

Pura diversão

Em Porto Seguro as crianças também se divertiram com o espetáculo. Para Pedro Fabiano, 9 anos, a apresentação foi uma boa surpresa. "Eu estava assistindo televisão, quando ouvi as músicas e o convite para assistir o teatro. Quando saí de casa vi aquelas pessoas fantasiadas cantando, corri para ver", contou.

_______________

Obrigado a todos

Samuel Rangel