quinta-feira, 21 de maio de 2009

YORKSHIRE X CERVEJA. MAIS UM CAPÍTULO DA GUERRA DOS SEXOS


HOMENS E MULHERES ABANDONANDO AS TRINCHEIRAS
Após algum tempo de paz entre eles e elas, ressurge o tema para que alguma discussão invada uma mesa de bar, ou atropele uma noite na cama. Quem é mais inteligente? O homem ou a mulher?
.
E justamente isso as vésperas da reapresentação da peça Analice em Busca do Homem Perfeito, que ocorre nesse final de semana.
.
De forma alguma pretendo criar polêmica, embora ela ande enfronhada em minhas calças desde meu despertar para as maravilhosas diferenças entre homens e mulheres, porém, obrigo-me a comentar os resultados de uma recente pesquisa que deu conta de que as mulheres são mais inteligentes que os homens.
.
A bem da verdade, sou um machista confesso, mas não daqueles chauvinistas, que acreditam ainda que os homens são superiores as mulheres. A vida teve o bom senso de desenhar para essa cabeça limitada, que realmente as mulheres são superiores aos homens, e isso, tenho dito a cada vez que subo no palco. Já há algum tempo tenho publicado essa minha opinião, mas das diferenças entre homens e mulheres, fiz minhas piadas como forma de abordar o assunto de forma alegre e descomprometida. Exatamente por isso, ao contrário do que propõem a tal pesquisa, esse texto não tem qualquer conteúdo científico, pois apesar de minhas décadas de experiência, não somo um número que estatisticamente pudesse angariar alguma credibilidade.
.
Quem sabe, ao publicar esse texto, eu mesmo esteja assinando minha sentença e acabe ficando dez anos sem sexo, em virtude de algum eventual desagrado do público feminino, mas para quem ficou mais tempo em abstinência das coisas do corpo antes de minha adolescência, não posso me furtar a coragem e a obrigação de abordar mais uma vez o tema com alguma ironia e humor.
.
A pesquisa chegou ao resultado de que as mulheres superam os homens em nove, dentre doze tipos de inteligência propostos por Howard Gardner, e isso, em que pese incomodar a maioria dos homens, não me propicia qualquer desconforto. Tanto é verdade, que tenho certeza que não fosse o caderno de minha ex-mulher, que cursou direito comigo, e me auxiliou demais nos estudos, eu jamais teria abandonado os corredores da UFPR. Lembro-me com clareza e louvo a capacidade que ela tinha de entender um emaranhado de princípios, preceitos, conceitos, teses e antíteses, artigos e uma montoeira de coisas que se prestaram tão somente a buscar a média sete.
.
Porém, o que me chama a atenção e me empurra ladeira abaixo para escrever este texto, mesmo sabendo da abstinência que se aproxima perigosamente, fazendo-me olhar para a própria mão com ares apaixonados, é o resultado e em quais tipos de inteligência a mulher realmente supera os homens em média em 3 %.
.
E acredito que o próprio paradigma onde a pesquisa foi realizada, possa ter contaminado o resultado final do trabalho. Como dados para fundamentação do resultado, foram avaliadas mais de 137 mil notas, de mais de 22 mil alunos da Unisuam. E esse questionamento me parece aceitável ao passo em que lembro que enquanto minha ex-mulher copiava caprichosa a matéria que o professor passava em sala de aula, esse que agora tem a ousadia de escrever, tomava largas doses de cerveja na Lanchonete do seu João. E não foram poucas vezes que alguns professores e professoras nos acompanhavam.
.
Acho que considerando que as mulheres atingem a maturidade mais cedo, e os homens as vezes nunca a atingem, parece-me um tanto questionável usar do ambiente universitário como paradigma para uma pesquisa dessa monta.
.
Sem querer aqui propor uma revolução, e já temendo algumas represálias, seria interessante levar essa pesquisa para outros âmbitos, e quem sabe, chegando ao extremo de pesquisar a inteligência de homens e mulheres até em seus relacionamentos amorosos, se é que existe alguma inteligência no amor. Amor é amor e pronto final, apesar de nunca alguém ter conseguido explicar ele fora do universo estritamente emocional.
.
Mas voltando a pesquisa, o homem sobressaiu-se apenas em inteligência lógica, cinestésica e espacial, ao passo que a mulher o superou em pictórica, musical, naturalista, e, acredite, social, existencial, emocional, interpessoal, intrapessoal e linguística.
.
Falando primeiramente de homens, se fôssemos tão lógicos, não nos amontoaríamos de frente a televisão para ver vinte e dois caras correndo atrás de uma bola. Se tivéssemos noção de espaço, não colocaríamos o pé nas costas da companheira enquanto dormíamos. E se realmente fôssemos tão bons e habilidades manuais, nossa relação com a tampa da patente seria diferente, mas isso é assunto para depois.
.
Em relação às mulheres?
.
Para preservar a tela do computador da nossa leitora, volto a registrar minha opinião de que a mulher é superior ao homem, mas francamente, discordo totalmente das aptidões que na pesquisa foram sugeridas.
.
Não quero usar de meus limitados conhecimentos empíricos nessa área como verdade absoluta, mas devo propô-los como forma de confrontar o resultado da pesquisa.
.
Por acaso alguém já testemunhou uma crise de uma mulher, que aos prantos balbucia um rosário de palavras rápidas intercaladas por alguns palavrões? Quem sabe a prova de que o homem seja menos inteligente justamente na hora em que ele preocupado com a sua mulher pergunta: O que você tem amor? E como resposta vem o clássico “Eu não sei”. Nesse momento é de perguntar onde fica a habilidade intrapessoal e linguística da mulher.
.
Sem contar que a habilidade interpessoal deveria ser algo em relação ao outro, a compreensão e relação com o outro. Acreditaria eu que essa aptidão permitiria à mulher uma maior capacidade de aceitação do outro. Mas realmente, se a mulher tem aceitação e compreensão, ela tem com o outro, pois com o marido ...
.
Exemplo clássico dessa associação, ao ler sobre essa tal aptidão naturalista, pode estar exemplificada na diferença entre a relação da mulher com seu Yorkshire e com seu Marido. O animal, cuja existência reputo a algum período de férias do Divino (não sei para que serve tal animal), pode mijar e cagar pela casa inteira, ao passo que, três pequenas gotas de xixi na tampa do banheiro, deixadas pelo marido descuidado, e que segundo a pesquisa teria maior habilidade manual, podem significar três meses sem sexo, e de brinde, uma cachoeira de xingamentos que demonstram claramente a aptidão linguística da mulher.
.
E quando o assunto circunda o aspecto da aptidão social, não exitaria eu em apontar uma enormidade de dissensos nesta pequisa. Para tanto, e nisso não são só mulheres, ousaria eu relembrar do quanto se valoriza a roupa da moda para ir ao jantar com um casal amigo, ou mesmo a dificuldade de aceitar o carro velho como meio de transporte até o jantar, que normalmente se passa em meio a conversas de futebol entre os homens, e com as mulheres reparando nos vestidos das concorrentes sentadas nas outras mesas. Lógico que não é regra, porém, gostaria que você mulher que lê este texto agora, pudesse soltar um sorriso, desarmar os argumentos, e apenas lembrar se a narrativa não lhe causa alguma lembrança.
.
Seja como for, ainda que aquela pesquisa tenha conteúdo científico, e esse texto seja apenas uma proposta de reflexão, salpicada de alguma ironia, emergida de uma vivência idiossincrática, quer me parecer que ainda que tivesse absoluta coerência o resultado, se o pesquisador que chegou ao resultado tivesse sido casado, ele jamais publicaria esse material.
.
Brincadeiras de lado, vejo homens e mulheres, que abandonavam a superada e infame guerra dos sexos, encontrarem no tema um motivo para voltar as trincheiras.
.
Não me parece ser razoável reavivar a litigância entre seres que dependem um dos outros para constituir uma espécie, ao passo que, também não acho que rótulos e conceitos herméticos se prestem a algum resultado positivo.
.
E nesse contexto, sem ciência alguma, ouso dizer que na coleção de anos que vivi, encontrei mulheres cuja inteligência me fez dobrar os joelhos. Também encontrei inteligências semelhantes em homens. E por que não dizer que não são raros gênios com uma opção homossexual. Também acho que seria interessante considerar o quanto nos surpreendemos as vezes com nossas próprias aptidões.
.
O conceitualismo, que tanto me amargou os tempos do curso de direito, tão bem sustentado por Savigni, a quem em justo combate surgiu Ihering, busca a menor unidade de conhecimento acerca do todo, e com a devida vênia, creio que para o crescimento humano, seria interessante buscar a cada vez mais, o maior conhecimento acerca de cada um, incluindo a si e ao outro.
.
Nessa diversidade de homens e mulheres, cada qual com sua inteligência e vivência única, quer me parecer que o respeito ao registro único da personalidade e intelecto de cada um deve ser respeitado.