terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

POR QUAL RAZÃO ELES NÃO SE ENCONTRAM (Samuel Rangel)

Tocando neste e naquele bar, e sentando-se ao final da noite para tomar a ”saideira”, fiz um bom punhado de amigos e amigas. Lógico que também agreguei à minha vida um número ainda maior de colegas de copo. Colegas de copo são aqueles companheiros agradáveis para uma mesa de bar, porém, a amizade não adentra a questões pessoais, e visitas à churrasqueira se resumem as festas de aniversário. Não são piores que os amigos, mas apenas têm outras prioridades, e nem por isso, deixam de ser presenças agradáveis.

Porém, hoje dedico este texto aos amigos e amigas. Estes que me confidenciam ao final da noite suas aspirações e anseios. Estes que dividem os seus sonhos e comungam os problemas para realizar estes projetos.

Muitos amigos e amigas, tentam encontrar uma companhia para sua vida amorosa, e relatam verdadeiras tragédias insólitas nessas busca. Uma amiga ficou enjoada ao descobrir que o seu pretenso namorado, fazia as unhas e shopping e adorava arrastar sacolas de marca. Outro amigo meu achou estranho que sua namoradinha não faltava a um jogo de futebol no Couto Pereira, e que as quartas desmarcava compromissos para assistir o Futebol na Globo. Mas a maior parte de relatos, se resume a um enorme e rotundo “NINGUÉM QUER NADA COM NADA”.

Nestas conversas, surgiu-me então uma dúvida. Por que estes meus amigos e amigas não se encontram. Imaginei estar falhando na minha vida social, pois poderia apresentar esses românticos. Porém, pensei bem. Apresentar pessoas em bar é um risco desaconselhável, pois com relacionamentos tendendo a não dar certo, você acabará perdendo ou o amigo, ou a amiga. Mas se der certo, você acabará tendo que arrumar uma grana extra daqui algum tempo, pois vai virar padrinho do casal lá no altar da Santa Teresinha. Como não estou em condições, pelo “a” ou pelo “b”, melhor não me meter nisso.

Apenas resta-me a dúvida: Por qual razão essas pessoas românticas não se encontram?

Na minha cabeça aparece uma lista de motivos.

1) O primeiro deles é que, tanto homens quanto mulheres, estão extremamente inseguros. Ser romântico hoje é brega. E por isso se escondem atrás de uma postura do tipo “não estou nem aí”.
2) O segundo motivo, e acho que Analice, a personagem da peça sofre disso, é que não da certo procurar um relacionamento em bar. Ele pode até acontecer, mas será naturalmente fora do bar. Quando as pessoas se encontram no bar, acabam confundindo o processo de conhecimento, com um processo de consumo. Analice vai contar essa história no dia 05 de abril.
3) O terceiro motivo é o Querer Frouxo, pois hoje em dia, se relacionar virou negócio. Você olha a pessoa na vitrine, vê todas as qualidades e vê o preço. Então decide levar. Mas tal qual a calça com a costura torta na bunda, no primeiro desconforto você corre para a loja devolver o material.
4) O quarto, quem sabe um dos mais graves, é que as pessoas não tem mais tempo para amar. Com cursos de pós, mestrado, doutora, pós-doutorado e mais uma infinidade de cursos que permitem a você usar um certo título, namorados não buscam mais as meninas na faculdade. No “negócio da vida”, amar ficou muito caro e pouco positivo na vida profissional.
5) O quinto motivo é exógeno mesmo. Eles não se encontram por que o destino não quer. Ou as vezes simplesmente o destino deseja um encontro diferente. Quem sabe aquela menina que deu com o pára-choque daquela F250 no estacionamento do mercado, bem no meio da porta do golzinho mil que você tem, seja exatamente a mulher da sua vida. Mas como você estava desfilando um largo vernáculo de palavrões, e lamentando o arranhão na porta daquela porcaria de carro que você tem, você não conseguiu ver atrás daquela barbeira, uma linda mulher e uma ótima pessoa.

Acho que é só, mas também acho que Analice em Busca do Homem Perfeito, acaba sendo além de uma comédia que se passa em um bar, ela acaba tendo um caráter educativo.