sexta-feira, 24 de outubro de 2008

ENQUETE. OS MAIS LIDOS E OS MELHORES

Interessante como ninguém deseja ser chato, mas isso é algo maior que a própria pessoa. Andei meio distante do Word por algum tempo, e quando abri meu hotmail no retorno da Bahia, lá havia algumas mensagens de leitores, indagando o motivo pelo qual não havia escrito nestas últimas semanas.
.
Mas realmente eu me superei. Quando percebo, estou eu indicando alguns textos do blogue para uma amiga. E ao passar para ela o último título de uma lista de quarenta textos (leitura para um inverno Canadense), percebi que eu realmente sou um chato.
.
Fazer o que? Penso pelo lado positivo. Se sou chato é por que estou vivo, e acredite, isso é uma grande vantagem, ao menos para mim. Já para os meus amigos..., mas se eu os incomodo, é por que eles também estão vivos.
.
Como ontem me flagrei ainda tentando mostrar 5.973 fotos que trouxe da Bahia para Juliana, resolvi organizar o Boteco. Separei os textos de acordo com o número de acessos, e assim, indicar para aqueles que começaram a acompanhar os textos mais recentemente poderem ter acesso aos textos publicados ao longo desse ano.
.
Assim, e para não indicar leitura infeliz para os amigos, que depois ficam com aquela cara de professora de português vendo resultado da prova do ENEM, ou mesmo, lendo o perfil no orkut de seus alunos. Por isso resolvi fazer uma enquete entre os leitores, e para incentivar o comentário, será sorteada uma camisa da Companhia Anjos Boêmios entre aqueles que deixarem seu comentário no texto favorito.
.
Segue a lista dos mais acessados, mas os outros textos também concorrem, bastando comentar como preferido.
.
1.800 acessos nos dois primeiros dias -
FÉ DEMAIS, MIL BALÕES E UMA IDÉIA DE JERICO
http://anjosboemios.blogspot.com/2008/04/f-demais-mil-bales-e-uma-idia-de-jerico.html
.
1550 acessos -
Eu Segundo Esse Idiota
http://anjosboemios.blogspot.com/2007/09/eu-segundo-esse-idiota-minha.html
.
ANALICE EM BUSCA DO HOMEM PERFEITO
http://anjosboemios.blogspot.com/2007/09/analice-em-busca-do-homem-perfeito-de.html
.
.
1.050 acessos -
O Mineirinho, O Porquinho e o Radinho de Pilhas
http://anjosboemios.blogspot.com/2007/09/coritiba-1-x-0-ipatinga-o-mineirinho-o.html
.
O Verdadeiro Significado de se Foder
http://anjosboemios.blogspot.com/2007/09/o-verdadeiro-significado-de-se-foder.html
.
Dramas Típicos de Um Pai Brasileiro
http://anjosboemios.blogspot.com/2007/11/dramas-tpicos-de-um-pai-brasileiro.html
.
SIM! EU SOU ESTRELINHA E IMPERTINENTE
http://anjosboemios.blogspot.com/2008/03/sim-eu-sou-estrelinha-e-impertinente.html
.
.
800 acessos
O Opala, a Caloi Dobrável e a Zorba
http://anjosboemios.blogspot.com/2007/08/o-opala-caloi-dobrvel-e-zorba-por.html
.
.
750 acessos
INFERNO ASTRAL
http://anjosboemios.blogspot.com/2008/07/inferno-astral-por-samuel-rangel.html
.
O Bar do Laxixa, o Cão Feroz e o Dia que tive vergonha de ter acertado
http://anjosboemios.blogspot.com/2008/09/o-bar-do-laxixa-o-co-e-o-dia-em-que.html
.
500 acessos
A Maldição Maldita do Isqueiro Amaldiçoado
http://anjosboemios.blogspot.com/2007/08/maldio-maldita-do-isqueiro-amaldioado.html
.
A Glória de Juca
http://anjosboemios.blogspot.com/2007/10/glria-de-juca-entre-cruz-e-caldeirinha.html
.
Meu Filho é um Filósofo
http://anjosboemios.blogspot.com/2007/09/meu-filho-um-filsofo-samuel-rangel.html
.
Dias Cinzas
http://anjosboemios.blogspot.com/2007/08/dias-cinzas.html
.
História de Fim de Noite
http://anjosboemios.blogspot.com/2007/09/histria-de-fim-de-noite-samuel-rangel.html
.
O Arcanjo
http://anjosboemios.blogspot.com/2007/09/o-arcanjo-samuel-rangel.html
.
Uma Idéia Infeliz para Salvar um Casamento
http://anjosboemios.blogspot.com/2008/09/uma-idia-infeliz-para-salvar-um.html
.
Meu Irmão Cientista Amador, o Seu Laboratório e a Grande Geringonça
http://anjosboemios.blogspot.com/2008/09/o-gnio-do-meu-irmo-o-paiol-de-minha.html
.
O PRIMEIRO CARRO A GENTE NUNCA ESQUECE
http://anjosboemios.blogspot.com/2008/05/o-primeiro-carro-gente-nunca-esquece.html
.
PRIMEIRO ADENDO
.
Conversando com a querida Andressa, amiga e leitora, possuidora de uma cultura e de um bom gosto de se admirar, ela mencionou outro texto, que embora não seja um dos mais lidos, acaba merecendo a inclusão nesta lista.
O PAI, O FILHO E OS DOIS COBERTORES
.
.
Valeu Andressa

PARA LEMRAR DAQUELES QUE NÃO ESTÃO NO MAPA

Quando se fala para os amigos, que estamos de malas prontas para apresentar uma peça na Bahia, na região de Porto Seguro, logo se vê nos olhos invejosos o brilho do mar entre o azul e o verde, de hotéis de sacadas largas, de barracas cercadas de coqueiros e do frenético ritmo bahiano. E como natural e inevitável, vem o previsível comentário: Se deu mal!
.
Nesse segundo ano em que fui convidado a participar do projeto social de uma grande empresa da Bahia, em parceria com a Cena Hum Academia de Artes Cênicas, eu já tinha plena noção de que não se tratava do que se possa chamar de passeio. Nestes oito dias de Bahia, acordando as vezes as 4 horas da manhã, para chacoalhar como um Chocomilck dentro de um ônibus sem ar condicionado (ônibus com ar condicionado é bem mais pesado, e exatamente por isso, não chega a alguns vilarejos que teríamos que visitar), visitamos uma Bahia que não está no mapa. E realmente não está no mapa mesmo.
.
Como aluno aplicado de meu pai que sustentou heroicamente esta família dando aulas de geografia, ao retornar para Curitiba, sentei-me com ele em frente ao computador para mostrar no Google Earth o itinerário de nossa epopéia teatral.
.
Com os olhos ainda apertados pela imagem daquele povo humilde, tentei encontrar algumas localidades onde apresentamos a peça Bambalalão, escrita por meu amigo George Sada, que com todo seu talento, escreveu uma peça que ensina crianças a brincar de teatro, permitindo assim uma introdução às Artes Cênicas.
.
Após uma longa procura, descobri que nomes como Ponto Central, Santa Maria Eterna, São João do Paraíso, Projeto Maravilha, Mundo Novo, União Bahiana, Gabiarra e tantos outros onde eu estive, não constam no mapa. Realmente eles não existem para o Google Earth, e pelo que percebi, eles também não existem para as autoridades públicas.
.
Graças as fotos muito bem captadas pelas lentes do fotógrafo Ernandes Alcântara, hoje posso mostrar ao leitor que eles existem. Se por um lado eles não existem para aquelas autoridades locais, como não existem para o Google Earth, eles existem para mim, como passarão a existir para você.
.
Eles podem não ter muita coisa, o que por si só já é inadmissível, mas nós, não podemos de forma alguma deixar de ter consciência de que eles existem.
.
Mas assumindo minha própria culpa, quem sabe daqui alguns dias, os meus compromissos e meu desespero em busca das contas rápidas que cortam o mês, façam deste que escreve um outro membros da enorme comunidade dos esquecidos. Quem sabe eu me esqueça do pequeno cantor, da menina que sorri franzindo o nariz, ou até mesmo daquele que no corpo franzino e desnutrido, quebrado em frangalhos por uma enormidade de doenças, que fez do seu pequeno braço a proteção para a sua irmã que chorava.
.
Quem sabe eu me esqueça, mas quem sabe ao ler este texto, eu conte com o retorno de pessoas como você na difícil tarefa de fazer existir aqueles que tantos querem apagar do mapa.
.
Como?
.
Repasse esse email para seus amigos, comente, divulgue, indique, e não deixe que eu me esqueça. Mais ainda, não permita que os esquecidos continuem à margem de sua própria existência.





(Obrigado pela música meu pequeno cantor)

Obrigado ainda mais ao meu amigo George Sada pelo convite para este projeto, a Humberto Gomes que com toda sua sensibilidade dirigiu esse trabalho, aos colegas de cena Érika Paraguaia, Karina Kotacho, Renata Petisco, Bruno Girello, e também a atriz e produtora Gabrielle Olsen.