quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

31 DE DEZEMBRO DE 2008 - FELIZ ANO NOVO, E FELIZ ANIVERSÁRIO CRISLEI.


O ano agoniza triste, enquanto outro se promete. Mas é quase apenas um dia como outro qualquer, pois deveríamos refletir mais durante todos os dias do ano. Antes de cometer nossos erros tolos deveríamos ter nos dado o tempo de pensar para não errar.
.
E mesmo assim, há aqueles imediatistas que medem a vida em segundos, minutos ou horas. Também tem aquele inseguro que mede a vida em meses. E não é difícil encontrar o acomodado que mede a vida em décadas. Por isso, não nos parece má idéia medir a vida em anos. E os anos passam.
.
Assim como hoje, 31 de dezembro de 2008, um ano é somado na idade da amiga, e comadre Crislei, uma pessoa quem tem somado tanto em minha vida com o passar dos meus anos. E ao deitar as mãos sobre o teclado para escrever-lhe algo como votos de Feliz Aniversário, percebi que desejo a ela muita coisa, assim como também desejo a todos no ano de 2009.
.
“Que nesta data você encontre os detalhes do grande segredo da vida, para que ela seja leve, embora não seja perfeita.
.
Que você descubra a forma das pessoas, para que não se decepcione e apenas as aceite. Que você entenda os caprichos do tempo, para que ele torne você melhor e não mais triste.
.
Que você perceba a diferença dos sons, para não se preocupar com tudo que ouve, mas para ter tempo de ouvir a primavera de Vivaldi.
.
Espero que você aprenda mais temperos, para saber que o sofrimento do sal e romance do açúcar não são nada sozinhos, e que para se digerir bem a nossa existência, ela deve ser temperada.
.
Quero muito que você entenda o que é sangue, para saber o significado completo da palavra família.
.
Quero muito que você entenda que o livro da vida é escrito com palavras, que se unem para formar frases, que reúnem-se em parágrafos, que constroem capítulos, e que um dia irão completar nosso livro, pois um livro não se escreve só com o verbo ter.
.
Não existe um só bom livro que tenha sido escrito sem no mínimo usar uma vez o verbo perder.
.
Esse nosso livro é sério demais para ser tratado como comédia, e só as comédias de pouco valor é que só guardam boas gargalhadas.
.
A vida não é festa, mas se fossemos agradecidos, faríamos uma festa para agradecer pelo dom da vida.
.
Não a vida esbarrada em becos sujos, que tramam, conchavam, espreitam, especulam e planejam o mal, mas a vida como um sopro de um Anjo Divino que nos invade acima da lógica e de toda a tecnologia que o homem pensa que descobriu, mas jamais será capaz de repetir ou copiar.”
.
Enquanto eu escrevo ou mesmo você lê, interesses políticos despejam bombas sobre crianças sob a bandeira de uma razão temerária, tratando civis como uma perda necessária e um número aceitável na estatística do custo e benefício.
.
Enquanto você manda esse email para alguém, ou um desconhecido lê de outra forma qualquer, existem pessoas se drogando, vendendo drogas e se deitando nos prazeres de uma vida material onde o ser humano é um mero detalhes sob a marca da roupa que usa.
.
Mas mesmo assim, e apesar de tantas outras coisas tristes, no meu livro tenho o verbo sorrir, e usarei ele sempre que eu souber que você leu.
.
Então mais do que tudo, eu desejo a você muita Luz, para que te crie caminhos claros, onde você possa vez por outra, estender a mão e trazer alguém para o nosso lado da vida. Imperfeita sim, mas realmente clara o suficiente para que todos vejam nela o brilho da Benção.
.
Que Deus abençoe todos a cada dia de 2009, e que seja criada a vigésima quinta hora do dia, para que as pessoas se amem e o ser humano volte a comemorar o verdadeiro significado do Amor.

Nenhum comentário: