terça-feira, 28 de agosto de 2007

UM CONVITE DO PASSADO por Samuel Rangel

E quem não revira velhos textos?
Quem não abre cartas antigas?

Pois é.

Quem sabe por isso, e revirando essas preciosidades, encontrei um "convite" que fiz aos amigos para participarem da gravação do CD Frutos do Bar, da nossa gloriosa Banda The Best Big Beautiful Black Brooklin Brothers Blues Band.

_____________________________
22 de Março de 2006 15:22
É HOJE !!!!!!!!!!!!Vamos Tocar um violão!!!!!! Então? Frutos do Bar. Que tal? Vai ficar em casa empilhando os Bancozitos? Vai visitar a sogra? Nada disso.Para chegar lá, acompanhe os passos:

1) Vista-se;
2) Pegue a p..... da chave do carro (se não tem carro ligue para um amigo, e se não tem amigo .... se mate);
3) Chegando no centro de Curitiba localize-se em relação a norte, sul, leste e oeste. Conseguiu? o bar fica na região leste desta p.... de cidade;
4) Como isso não é suficiente, procure a rua Augusto Stelfeld (essa é melhor pois é mão única);
5) Dirija seu carro não direção do fluxo, e de forma persistente vá até o final da Rua Agustto S.;
6) Meu Deus!!! Uma praça? Sim amigo, você está na praça do Hospital Evangélico. Muita calma nessa hora. Se estiver nervoso pegue uma sacola de mercado e respire durante dois minutos dentro dela;
7) Continue então seguindo o fluxo, mas na primeira oportunidade vire a direita (direita é aquela da mão que a maior parte escreve - se você for sinistro, ponha a mão que você usa para escrever na orelha e vire na direção da outra orelha);
8) Sim! Você verá um sinal, sinaleiro ou semáforo (luminoso quem sabe), e nele você entrará à esquerda. Compreendeu? Se não compreendeu use o modo reverso da instrução número 7;
9) Parabéns!!!! Você é profissional. Já chegou a Alameda Princesa Izabel!!!! Então acelere esta coisa que você chama de carro e siga o fluxo. Aprecie o Passeio. Ao seu lado direito surgirá a Igreja dos Passarinhos. Faça o sinal da cruz e continue. Bonito não?
10) Após a igreja você verá um sinal. Não faça nada. Siga em frente se o sinal estiver aberto. Esta vendo o declive. Tire as mãos do volante e grite Uh! Uh!;
11) Atenção agora, começou o aclive, ponha as mão novamente no volante e veja lá em cima um sinal de trânsito. Chegou nele? Então cruze o sinal e verá um posto;
12) Freie esta mer...., Freie. Vamos freie logo. Você chegou. Não viu? Olha a sua direita. Não viu ainda? Então vá visitar sua sogra e empilhar baconzitos;Mande um abraço a ela.Um abraço Ps.: Frutos do Bar é um boteco que vende Frutos do Mar. Entendeu? O horário da música hoje vai das 19 as 23 h.Ok?
____________________________

Então ...

As coisas realmente mudaram. O Frutos do Bar não existe mais, e a rua mudou de mão, mas ao menos se pode entender o bom humor que é a marca registrada daquele CD.

Não tem o CD? Entre em contato.

Samuel Rangel

MENSALÃO por Samuel Rangel

Agora, enquanto em Brasília se discute o recebimento ou não da Denúncia dos "Denunciados"* na CPI do Mensalão, resolvi percorrer meus arquivos e descobrir o que escrevi na época. Encontrando este texto, publico-o agora para reavivar minha indiganção.

"Enquanto organizava os boletos bancários que venceram minha perspectiva, liguei a TV, e para minha surpresa, em meio a absurdos que gritavam alguns deputados e senadores, um indivíduo desprovido de cabelo, vestindo um terno de U$ 6.500, dava seus esclarecimentos sobre os contratos que tem com o Governo.

Mesmo meio desatento, ao que pude somar rapidamente, era uma importância superior a R$ 500.000.000,00. Percebendo que este tanto de zeros eu não consegui tirar na escola (e eu me esforcei), resolvi prestar mais atenção no indivíduo, pois, quem sabe ele pudesse me dar uma pista de como ao menos arrumar o dinheiro para pagar minhas contas.Foi o maior erro que cometi na vida.

Quando comecei a analisar o vernáculo do miliante, um certo desespero me tomou de assalto. Junto com isso, cheguei a ter vontade de bater em meu pai e até em minha mãe, pois lembrei com amargura todas as vezes que eles me falavam: você tem que estudar para ser alguém na vida. Já me bastava saber dos olerites de jogadores, para saber que qualquer time de segunda divisão me pagaria melhor que o Direito, e para minha tortura, escuto aquele ignorante (e arrogante também) falando de dinheiro que nem a máfia tem. Ops! Mas ele é da Máfia?

Pois bem. Eu, Samuel Rangel, Advogado e Músico, Ator, Marceneiro e Mecânico de Buggy, tive a triste certeza de que não poderia fazer nada. Porém, como me permite a articulação da lingua portuguesa pelo Sr. Marco Valério, eu resolvi tirar o S do primeiro nome dele. Sim. Foi o máximo que consegui em minha revolta. Qual o motivo? Ora meus amigos, eu ouvi ele dizer: Os Contrato do Banco do Brasil. Os Contrato do Governo de Minas. Os Contrato disso, que ele ganhou naqueles encontro, naqueles dia que ele fez as viagem, para aquelas oito cidade ...Já que ele não sabe usar o "S" no mais sórdido plural, eu, pelos poderes que o ódio me investe, em nome de todo o nojo que sentimos, declaro: Marcos Valério, haverá de ser chamado simplesmente de Marco Valério.

Um triste marco na história do Brasil e da Cultura."

* Destaquei a Denúncia dos Denunciados por uma questão simples. Nem todas as pessoas que a imprensa denuncia em manchetes chamativas, são efetivamente processadas. Para que a pessoa seja processada criminalmente, o Juiz deverá receber a Denúncia.

Se nem todos os Denunciados são processados, há algo errado. Ou a Imprensa denuncia mal, ou os juízes não recebem bem. E que eles resolvam essa pendenga.

Em briga de cachorro grande eu fico para cá da grade.

Samuel Rangel