terça-feira, 10 de março de 2009

FILOSOFIA CURTA E GROSSA (Samuel Rangel)

O interessante é, que quando o motivo da discussão é de somenos importância, os detalhes absolutamente irrelevantes passam a ter maior valor.

OS SANTOS E O EXCOMUNGADO

Enquanto a mídia se deleita com a audiência alcançada com as polêmicas, e começa a rifar cabeças no Big Brother porque a questionável experiência antropológica não desperta mais tanta curiosidade no público, os Santos e o Excomungado seguem suas vidas de santidade de blasfêmia. .
E nos assuntos da Fé, onde crer é fundamental, o descrédito vem travestido em pronunciamentos exegéticos e levianos, pontuais e sem nenhuma isonomia, tratando os filhos de Deus como se houvesse entre eles, um preferido e outro bastardo.
.
No lamentável caso do aborto terapêutico realizado em uma menina de nove anos, grávida em função de estupro praticado por seu padrasto, a mídia noticia que a equipe médica é excomungada, bem como a mãe da criança, e algumas vertentes questionadoras indagam por qual motivo o estuprador foi poupado da pena máxima pela igreja.
.
Em relação ao tema, por ter a benção de uma Fé, e por outro lado, por ser um dos palhaços neste país que ainda aceita e pratica as Leis, sou contra o aborto. Mas a Lei prevê o aborto terapêutico, que é legalmente permitido em casos de risco à mãe. E realmente, apesar de não ter cursado Teologia, acredito em Deus e suponho que não faz parte dos planos Dele, uma criança dar a luz a outras duas, frutos de uma crime bestial, sem ter condições físicas e psíquicas de dar à estas crianças uma vida saudável. E embora também não tenha estudos de medicina que vão além da Medicina Legal, acredito ainda que a criança não teria condições de levar a gestação de gêmeos até o final sem risco para a sua própria vida.
.
Mas isso é só minha crença, e se houver louvor em minha fé, que os excomungados descansem tranquilos, pois mais do que jurisdição e os processos canônicos a jato, o que é certo será dito por Ele como canção aos seus ouvidos. E por não ser Santo, eu mesmo diria que tantos foram os santos queimados nas fogueiras da inquisição, terror imposto pelas autoridades da igreja e ao arrepio da Fé.
.
E entre os Santos e o Excomungado, é realmente de se questionar por qual razão não são excomungados aqueles que atiram crianças pela janela. Será que Isabela seria menos importante para Deus do que o feto?
.
Por qual razão não são excomungados os pedófilos que interrompem uma infância sadia, bestas disfarçadas nas mais belas vestes, e algumas inclusive infiltradas no próprio clero? Será que Deus desconsideraria o mal feito a essas crianças e a interrupção de sua infância?
.
Por qual razão não são excomungados os membros dessa corja de vagabundos engravatados, que roubaram milhões de reais no caso do mensalão enquanto a gravidez de uma multidão de mulheres pobres foi interrompida por fome e falta de atendimento médico. Será que para Deus seria menos grave matar a distância?
.
Aliás, quantos Nazistas foram excomungados em virtudes das barbarias praticadas na Segunda Guerra? Um feto polonês valeria menos que outro? (Necessário lembrar que não foram só judeus)
.
Por qual razão não são excomungados?
.
Mas questionamentos desta ordem perdem o objetivo quando percebemos que nenhum homem será capaz de impedir a comunhão de Deus com um homem de Fé, e que a ela se dedicou com amor.
.
Então somos um povo excomungado, que assiste à televisão com pipoca na mão, capaz de ficar em silêncio enquanto alguns Santos vão a fogueira.
.
Nessa excomunhão no estilo Big Brother, eu voto para saírem os falsos santos, estejam eles de batina ou não. Mas voto só por passa tempo mesmo.
.
Para mim, o que dizem alguns padres e pastores, ou os argumentos de juízes e repórteres, é de pouca importância. Se pelas palavras que escrevo querem me excomungar, pouco me importa, pois ninguém me impedirá de após minha morte, entrar na fila para saber de Deus sobre meus erros e acertos.
.
E creio que nessa fila, estarei bem na frente das bestas que a igreja não excomungou.