sexta-feira, 28 de setembro de 2007

APAV (Samuel Rangel)

Você conhece a Associação Paranaense Alegria de Viver?

No natal do ano passado fizemos um evento lá. Hoje recebi da Drica o texto que escrevi na época. Espero que ele convença você a fazer a mesma visita.

____________________

Relatório da Festa da APAV
de: Samuel Rangel
para: meus amigos
enviado: 11 de dezembro de 2006 17:55
Quanto à festa da APAV no sábado?
Na realidade eu estava errado. Não são crianças. Na realidade são mestres em miniatura. São professores de vida que nos ensinam muito. E eu, imaginava que iria fazer algum bem. Que tolice. Na realidade qualquer atitude minha não tem a menor relevância perto do que vi.
Sobre o abraço, essas crianças me ensinaram que não se trata de tocar o outro, mas de trocar calor e emoção. O abraço é mágico, pois ao mesmo tempo em que nos esvazia, ele nos inunda. É então o abraço a exata magnitude do binômio dar e receber, revelando que ao nos entregarmos evoluímos e descobrimos novas reservas. Descobrimos que somos muito maiores do que imaginamos.Sobre o olhar, essas crianças me ensinaram que olhar não é observar, mas sim enternecer, brilhar e cativar. Quando observamos aprendemos, mas quando olhamos amamos, quando olhamos passamos dos limites de nossas retinas e invadimos almas, renovamos o espírito.
Sobre o agradecimento, essas crianças me ensinaram que é mais do que uma retribuição. Na realidade ao agradecermos verdadeiramente alguém, fazemos um bem maior que o primeiro, pois se a fraternidade é uma benção, o reconhecimento é algo que pode tomar proporções bem mais amplas.
Sobre a felicidade, essas crianças me ensinaram que devemos esgotar nossas energias para tirar da vida todo o proveito. Devemos entender que a vida é um presente milagroso que não se ganha duas vezes, e como todo bom presente, simples... É um presente único que leva a Assinatura de Deus e traz bem escrito o nome de cada um, com os caprichos que só um Pai pode dedicar.E sobre a vida?
Ah, sobre a vida!!!
Elas então extrapolaram qualquer expectativa.
Essas crianças mostram a qualquer um que a vida, por mais que tenha suas tristezas, por mais que doenças nos afetem, por mais que a vida tenha um fim, não se pode esquecer do meio, e é exatamente pela vida que conquistamos o poder de entender seu valor. Sublime lição que esses pequenos mestres nos dão, gratuitamente, sinceramente, alegremente e fraternamente.
Caridade é o que essas crianças fazem por nós, que ao envelhecermos, nos achando muito experientes, acabamos esquecendo de muita coisa fundamental. E por vezes ainda nos achamos no direito de reclamar. Achamos-nos no direito de dizer que a vida é uma merda, que a vida é ruim.
Pois bem. Se assim o é, aconselho a estes adultos tolos que se dispam de suas arrogâncias e ao menos uma vez sentem nos bancos daquela escola, para que esses pequenos mestres nos apliquem as devidas lições.
Um abraço a todos e muito obrigado pela oportunidade de participar da festa na APAV.

Nenhum comentário: