domingo, 19 de agosto de 2007

SER PAI por Samuel Rangel


Ser pai, aos olhos tolos de quem jamais será,



É sorrir ao nada e chorar em vão.



A paternidade, se observada pelos materialistas,



É ter algo mais e ver crescer seu patrimônio.



Os olhos brilhantes do pai que admira seu filho, correndo no verde, pisando na areia de uma praia, parecem carregar sonhos e utopias.



O toque meigo de um braço forte, que aconchega em seu peito pequena criatura, demonstra a delicadeza de uma amor arrebatador.



Os joelhos dobrados e os olhos na mesma altura, de um pai que conversa de igual para igual e brinca com seu filho, revela que o amor de pai faz o tempo voltar atrás.



Ora, eu nunca pedi que entendessem essa minha vontade de fazer cócegas em meu filho, ou então essa compulsão de erguê-lo sobre os ombros, deixá-lo de pernas para o ar. Nem eu mesmo entendo tais loucuras, mas posso dizer que embora meu filho não entenda, ele sorri, e muito.



A palavra difícil para um homem– AMOR, na boca de um pai que dirige-se ao filho, é na realidade a prova de que amor de pai vence barreiras ao olhar um filho.



Ainda que eu não fosse pai, queria que Deus me permitisse saber destas coisas, pois quem sabe eu me esforçaria para ter filho antes e mais talvez.



Não posso ver no rosto de meu filho a tristeza da despedida, todo dia, ao deixar a casa de sua mãe.



Não posso expressar o tamanho da saudade daquele pequeno moisés que durante dois meses acomodou o sono do meu filho ao meu lado.



Não se pode falar sobre a falta que faz o toque de seu pequenino dedo nas minhas mãos cansadas, contempladas pelos meus olhos incansáveis.



Ser pai é muito mais do que ter um filho. Nesses tempos onde Ter é mais valorizado do que Ser, Ser Pai é ser ao filho. Muitos têm filhos, mas quantos realmente são pais?



Peço a Deus que me permita ser o melhor pai que meu filho queira ter, e que isto ajude meu filho a ser um grande e bom homem, pois por certo um dia ele também terá seus filhos, e tenho certeza, desejará ser um excelente pai, o melhor que seus filhos possam ter.

Nenhum comentário: